terça-feira, dezembro 26, 2006

SERVIÇO EEEPA DE UTILIDADE PÚBLICA (PARTE 2)

No capítulo anterior, explicamos a difícil arte de escolher o seu meio de locomoção em uma viagem. Vamos portanto, à continuação do nosso...

MANUAL PARA UMA VIAGEM TRANQÜILA!!!

CAPÍTULO 2: FAZENDO AS MALAS


Aparentemente fácil, esta é uma arte muito delicada, que requer muitos estudos.

- Como preparar uma mala?

Lembre-se de planejar com antecedência o que vai levar. Verifique se as roupas estão lavadas. Se a mala está inteira. O que vai precisar na viagem? Leve o básico, roupas combinando, chinelos, etc. Pense um pouco: tudo o que você está levando é realmente necessário? Livre-se do supérfluo!!!
Arrume as suas malas com antecedência, de preferência um ou dois dias antes da viagem.
Tudo pronto? Excelente!!! Agora só resta curtir e aproveitar os próximos dias!!!
Como vocês podem ver, este método é simples, maravilhoso e completamente utópico. 99,99% dos brasileiros enrolam para arrumar as malas e só as fazem no último dia, de preferência algumas horas antes da viagem.

E o que esses brasileiros levam? Bem, aí precisamos de uma nova classificação:

- Crianças:
Nunca preparam sozinhas as suas malas. Contanto que elas tenham brinquedos pra levar, o que vai de roupa não é problema.

- Adolescentes:
Já preparam suas próprias malas. Se forem irmãos, elas têm que ser separadas, para que caibam suas roupas, CDs, aparelho de som (cada um com o seu, claro, senão não dá para ouvir o que cada um tem vontade), etc., etc. O único trabalho dos pais é descobrir como colocar aquilo tudo no carro...

- Jovens:
Levam o absolutamente necessário, de preferência em uma mochila. Se eles vão para a praia, duas roupas de banho e uma roupa bem bacana que dê para usar à noite.

- Solteiros:
Mais ou menos o mesmo que os jovens, talvez com um pouquinho mais de roupas.

- Recém Casados:
Usam uma mala só, mas em geral nem prestam muita atenção no que estão levando, afinal o amor é lindo.

- Casal e com o primeiro filho bebê:
Uma mala com roupas, mais carrinho, banheira, cadeirão, mamadeira, ursinho, babá eletrônica, papinha, leite, pacote de fralda. Esse arsenal vale tanto para as viagens, como para passar o dia na casa da sua mãe, por exemplo.

- Casal com o segundo filho bebê:
Uma mala com roupas, brinquedos para o mais velho e uma sacolinha com o básico para o bebê. O que não tiver lá a gente compra no supermercado, ué.

- Casal com crianças:
- A mãe:
Separa as roupas das crianças, uma muda diferente para cada dia, afinal elas podem se sujar, e também não dá pra esquecer que o tempo anda maluco então mesmo sendo dezembro é legal levar malha porque ano retrasado todo mundo passou frio, não dá para esquecer os remédios e a carteirinha do convênio porque sempre pode ter uma emergência e, claro, é bom levar roupa mais ajeitada para Natal e Ano Novo. Brinquedo não precisa muito, elas vão ganhar um bando de tranqueira mesmo e podem brincar com elas, mas é bom levar livro e jogo, o suficiente para ter o que fazer por lá e não morrer de tédio, comida não precisa porque já vão levar, mas tem violão também, e a agenda para anotar os telefones que não foram anotados no outro ano, quem sabe dessa vez vai??? Claro, ela separa as suas roupas, um pouco menos que a das crianças e fica espantada com o pouco que o marido separou pra ele, será que não vai passar frio se levar só uma blusa???
- O pai:
Olha tudo o que foi separado e tem uma crise de porta-malas. A Crise de Porta-Malas é típica de um pai de família e é caracterizada pelo ar de desespero e um súbito mau humor, enquanto ele tenta descobrir como raios vai colocar tudo aquilo dentro do carro. Se o pai ajuda na confecção das malas, a crise do porta-malas é antecedida pela crise do não-vai-caber-você-é-doida-nós-não-vamos-usar-nem-metade-disso, principalmente se na hora h se descobrir que a mala grande está descosturando e a média sumiu.

- Finalmente!!!
Todos com malas prontas? Cansados? Tudo bem, está na hora de viajar, mesmo!!! Só não se esqueçam do milagre da multiplicação das malas, na volta cada uma virará duas!!!
E haja Crise de Porta-Malas...

NO PRÓXIMO POST: VIAJANDO...

terça-feira, dezembro 19, 2006

SERVIÇO EEEPA DE UTILIDADE PÚBLICA!!!

Atenção!!! O Natal está chegando, as férias já estão aí... Nada melhor do que voltarmos com o utilíssimo...

MANUAL PARA UMA VIAGEM TRANQÜILA!!!

CAPÍTULO 1: PLANEJANDO A VIAGEM

- Verifique o seu carro!!!

Esta é uma regra importante em manuais de viagem: se o seu carro estiver com problemas, nada de pegar estrada com ele!!! Principalmente se ele estiver com o motor quase fundindo há mais de um ano. Se o seu carro morre de saudades do mecânico e não pode passar mais de dois dias sem uma visita a ele, então...

- Seu próprio carro está descartado para a viagem. Então. Como ir?
Importante: precisamos considerar a distância. Dá para ir a pé? Então não precisa de carro. É um pouco mais longe? Que tal viajar de ônibus? Sim, pode ser uma boa solução!!!

- O nosso Cronograma!!!
Este é um estudo importante, indispensável para quem precisa viajar mas não está com carro próprio. Ele é muito simples, como você pode ver na tabela abaixo:

- Onde exatamente você se ajusta na tabela?
Examine a quantidade de pessoas que vão viajar e o número de dias que vai passar fora e a nossa tabela estima quanto de bagagem vocês vão precisar!!!
Mas atenção: quanto mais embaixo você estiver na tabela, mais difícil será viajar de ônibus.

- PASSO 5: Você está lá embaixo da tabela. Impossível viajar de ônibus. E agora?
É. Ficou difícil. O que fazer??? Bem, você vai passar as Festas com a família, não é mesmo? Arrume carona!!! Pegue as duas crianças, mande na frente com os seus pais. E vá viajar confortavelmente de carona com seu irmão!!!
Sim, mas eles não vão levar bagagem??? Ora, isso não importa, afinal eles viajarão em seus próprios carros...

NÃO PERCAM NO PRÓXIMO POST: COMO FAZER AS MALAS!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

GENEALOGIAS...

Esta semana, na hora do almoço, a minha mãe estava explicando à neta caçula sobre a sua Tia Dinga:
- Você sabia, Vanessa, essa minha tia era irmã da minha mãe, e ela se casou com um irmão do meu pai.- Ai, CREEEEEEEEEEDOOOOOOOOOO!!!
- Ué! Credo por que, Vanessa?
- É que ela se casou com seu TIO!?!?!?!

------------------
AVISO:
Pessoal, devido a problemas de tempo (ou seja, maridão que tem precisado direto do computador para trabalho), não estou conseguindo visitar os amigos e nem retribuir as visitas. Assim que der, passo para ver vocês, ok?)

terça-feira, dezembro 05, 2006

MISTÉRIOS...

Aconteceu com um tio-avô meu, que durante anos encontrava um outro senhor no centro de São Paulo, que o conhecia pelo nome, sabia que ele era de Joinville, e esse meu tio não fazia a menor idéia de quem ele era. Aí, certo dia, ele estava com um amigo, também de Joinville, e apareceu o tal senhor, que já foi cumprimentando:
- Ô Rubem, há quanto tempo!!! Ô Chico, você também por aqui!!! Há quantos anos, rapaz!!!
E os três conversaram, conversaram e conversaram. Quando o "desconhecido" foi embora, meu tio não agüentou mais e perguntou ao amigo:
- Afinal, Chico, quem é que é esse senhor??? Eu sempre encontro com ele e não consigo me lembrar!!!
E o amigo:
- Rubem, eu ia te perguntar a mesma coisa, porque não faço a menor idéia!!!

(acho que não preciso comentar que esse tio morreu, anos depois, sem nunca descobrir quem era o cara...)

sexta-feira, dezembro 01, 2006

DÚVIDA!!!

Pergunta da Vanessa, ontem, após ver na Rede Record a chamada para o filme "A Paixão de Cristo":

- Mãe!!! Se no tempo de Jesus não tinha televisão e nem câmera de televisão, como é que eles conseguiram arrumar aquelas imagens???